top of page
Cabeçalho (1).jpg

Minicurso 1
28/05, às 17h30min.

Como temos pesquisado em Análise do Discurso? Em nossas pesquisas, como abordamos as práticas discursivas que nos propomos a investigar? Como nossas implicações aparecem em nossas pesquisas? Como concebemos ciência, língua, discurso, corpus no ato de pesquisar em Análise do Discurso? Para tentarmos responder (não definitivamente) a tais questões, objetivamos, neste minicurso, abordar e debater aspectos pontuais da Análise Cartográfica do Discurso de modo que possa ser uma introdução para aqueles que desejam conhecer e compreender esta perspectiva de AD que temos praticado na UERJ. Para isso, retomamos conceitos importantes da Análise do Discurso Francesa, sob a perspectiva de Dominique Maingueneau, como discurso e prática discursiva, desdobrando tais conceitos a partir do que Bruno Deusdará e Décio Rocha trazem na obra Análise Cartográfica do Discurso (2021). Convém também pontuar os conceitos de enunciado e sujeito com os quais trabalhado em nossas pesquisas, inserindo-os nas relações que fazemos com a filosofia da diferença, culminando no que entendemos como cartografia e no modo como esta prática de pesquisar tem nos afetado e possibilitado   rupturas com o hegemônico, com o colonial no fazer científico.

​

Proponentes: 

Juliana Rettich   -  Professora de Língua Portuguesa e Redação do Ensino Médio, Doutora em Letras - Uerj

 

Tatiana Jardim  - Professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio -SEEDUC RJ, Doutora em Letras - Uerj

Cabeçalho.jpg

Minicurso 2
29/05, às 9h30min.

A presença da pesquisadora tanto em campo, como no texto impõe questões que vêm sendo abordadas ao longo da história da etnografia, especialmente no âmbito da Antropologia, mas não restritas a essa área do conhecimento. Também nas abordagens cartográficas de pesquisa, na vertente deleuze-guattariana de cartografia, esse problema se coloca com especial interesse. Nesta oficina, apoiadas em CAIAFA (2007) e PASSOS; KASTRUP; ESCOSSIA (2005) discutiremos noções como enunciação, subjetividade e coletividade; experiência e narrativa; interpretação e descrição. Em suma, investigaremos, por meio de um experimento, o(s) lugar(es) de quem faz pesquisa no seu trabalho.

​

Proponente:

Patricia Burrowes - poeta e doutora em Comunicação e Cultura Professora Associada da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO/UFRJ) Professora colaboradora do Programa de Pós-GRaduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/IP/UFRJ)

bottom of page